Facebook
06/05/2024 - 14h03m

PROJETO DE EXTENSÃO

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins leva atividade prática de anatomia a estudantes do ensino médio

Por Bico 24 Horas

A proposta do projeto de extensão, foi viabilizar a prática do conteúdo de anatomia a secundaristas.

Alunos do 3º ano do ensino médio colorem peça de gesso em formato de pulmão (Foto: Ananda Portilho)

Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Manoel Vicente de Souza, em Augustinópolis, participaram na última quinta-feira, 2, de mais uma atividade do projeto de extensão Mostra de Morfologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis.

A proposta desta vez foi viabilizar a prática do conteúdo de anatomia ministrado pela bolsista Magda Jhéssica Reis do 9º período de Enfermagem e outros acadêmicos colaboradores do projeto. A atividade desta quinta-feira envolveu a replicação de partes do corpo humano com peças feitas em gesso a partir de placas de silicone. Os estudantes coloriram órgãos como coração e pulmão.

Está sendo uma experiência muito legal aprender sobre as partes do corpo humano de forma prática e é um conhecimento que vamos levar para a vida”, opinou o estudante secundarista Rafael Markes. Opinião que também é compartilhada pela sua colega de sala Jamylle Chaves. “Estou sabendo localizar onde ficam as veias, as funções dela, e está me estimulando bastante a questão da pintura e coordenação motora”.

O desenvolvimento do projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) foi viabilizado por meio de uma parceria com a Coordenação de Programas e Projetos do EEMVS. “Essas mesmas turmas participam das atividades do projeto desde o ano passado e já possuem conhecimento acerca do funcionamento do corpo humano. A culminância desse projeto também se deu com a participação na I Mostra de Ciências da Vida da Unitins, pois muitos de nossos alunos estão sendo impactados”, relatou o coordenador de Programas e Projetos da escola, Antônio Valdemari.

A Mostra de Morfologia é desenvolvida pela bolsista Magda Jhéssica Reis sob orientação da professora Márcia Guelma e em parceria com a Liga Acadêmica de Estudos Morfofuncionais (Laem). “Nós conseguimos trazer para as escolas o ensino da anatomia de forma lúdica, com arte, com visita desses estudantes à estrutura de laboratórios da Unitins. Foi muito produtivo”, destacou a acadêmica do 9º período.

A professora Márcia Guelma lembrou que “a extensão tem o objetivo de aproximar a Universidade da comunidade” e que “ao trabalhar com alunos do ensino médio, especificamente do 3º ano, trabalhamos com um público que está na expectativa de escolher uma profissão. Dentro desse contexto, o projeto vem aproximar o conhecimento da anatomia voltada para a saúde fazendo com que a arte encantasse esses alunos”, assinalou.

Para a coordenadora de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Késia Chaves, “os projetos de extensão desempenham papéis cruciais na Universidade, seja para os nossos acadêmicos ou para a comunidade. Eles fomentam a interação com o público externo ao adotar uma abordagem interdisciplinar e promover o diálogo, mantendo assim a integração inseparável entre ensino, pesquisa e extensão. Esta perspectiva não apenas impacta de maneira significativa a formação dos estudantes, mas também contribui para mudanças sociais profundas e duradouras".

Outra parte do grupo coloriu peças de gesso em formato de coração (Foto: Ananda Portilho)

Atividade foi supervisionada pela professora orientadora, pela bolsista e por acadêmicos voluntários (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS